Sobre o CLAV

O Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV) integra a abordagem acadêmica à relevância profissional, articulando o processo de pesquisa e disseminação de conhecimento no varejo. Os participantes têm acesso a pesquisadores e profissionais renomados, o que constrói laços entre o mercado e a excelência acadêmica. Encorajamos estudantes e acadêmicos a enviar seus melhores esforços em artigos completos, artigos executivos e working papers, bem como submissões para nosso consórcio doutoral, sessão de iniciação científica e de casos de ensino.

TEMA: "Digital Transformation in Retaling"

A evolução tecnológica dos últimos anos permitiu o surgimento de uma série de oportunidades de negócios no varejo que vão além de focar simplesmente em uma única tecnologia ou estratégia. A transformação digital no setor varejista diz respeito à tendência de criação de inovadores modelos de negócios que redefinem os limites tradicionais do varejo, removendo barreiras entre o mundo físico e virtual.

As mudanças da jornada do consumidor e a abordagem omnichannel evidenciam a necessidade de um olhar mais atento para estas transformações. Atualmente os consumidores podem navegar, pesquisar e comprar a qualquer hora e em qualquer lugar, podendo compartilhar opiniões e experiências sobre serviços e produtos nas redes sociais, moldando a percepção de outros consumidores sobre as marcas. Estes novos comportamentos exigem uma mudança radical na forma em que o varejista utiliza a tecnologia digital para inovar e entregar valor. Esta transformação, que inclui inteligência artificial, mobile, realidade virtual etc., tem o desafio de integrar sistemas que incluem fornecedores, canais, clientes, colaboradores e outros varejistas. Tudo isto deve ser analisado de uma forma ampla sobre o negócio de varejo, com uma visão crítica sobre o que realmente os clientes e a sociedade esperam e desejam.

Em 2019, o 12º CLAV discute as novas oportunidades e modelos de negócios que surgem com a transformação digital no varejo e o papel dos varejistas na gestão destas mudanças.

TARGET

O CLAV aguarda a participação de pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, interessados ​​ou envolvidos em pesquisas sobre o tema de varejo, bem como profissionais de varejo da América Latina e outras regiões do mundo.

FAST TRACK

Os melhores trabalhos submetidos serão considerados para publicação nos seguintes periódicos:

Marketing Intelligence & Planning
Fórum RAE (Revista de Administração de Empresas) de Varejo
Revista Brasileira de Marketing (REMark)
Latin American Business Review

DETALHES
Data: 24 e 25 de outubro de 2019
Co-Chairs: Delane Botelho e Leandro Angotti Guissoni
Local: FGV EAESP | Av. 9 de Julho, 2029 (acesso também pela Rua Itapeva, 432) - Bela Vista - São Paulo – SP